quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EXPRESSÃO - Educação é prioridade para paulistanos, diz pesquisa.

O que é importante para a sua qualidade de vida e para o seu bem-estar na cidade? O Movimento 'Nossa São Paulo' fez essa pergunta a 32 mil paulistanos, entre junho e setembro deste ano. No topo da lista está a preocupação com educação. O trânsito, que costuma ganhar destaque nos bate-papos informais sobre os maiores problemas da cidade, ficou em 17º lugar.

Os dados chamaram a atenção dos organizadores da pesquisa, num momento em que a capital paulista recebe investimentos pesados para reduzir o congestionamento, com a criação de uma terceira pista na Marginal do Tietê, Rodoanel e expansão das linhas da Companhia do Metropolitano (Metrô). "Será que estamos no caminho certo? A pesquisa nos aponta uma nova direção", disse o idealizador do Movimento, Oded Grajew.

Os dados foram divulgados ontem e serão encaminhados ao poder público. O levantamento é inédito e se propõe a criar um indicador que possa "medir" a qualidade de vida na cidade. Os apontamentos feitos pela população servirão de base para novas pesquisas, que devem avaliar os serviços públicos. Além de adultos, crianças e adolescentes de escolas públicas com idade entre 10 e 15 anos também foram ouvidos. Cerca de 50% dos entrevistados demonstraram preocupação com a qualificação dos professores. E outros 40% com a falta de vagas em creches e escolas perto de casa.

Mobilidade
Mesmo sem considerar a mobilidade um fator primordial para melhorar a qualidade de vida em São Paulo, os entrevistados também tiveram a oportunidade de indicar o que desejam para o trânsito e o transporte. Mais da metade pede a expansão da linhas do Metrô. Atrás de educação (58,89%) vieram saúde (56,30%), ambiente (49,54%), segurança (48,11%), trabalho (41,62%). Mobilidade recebeu 17,71%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ATITUDE - Chico Mendes: A vida em defesa ao meio ambiente.


Pobre e iletrado, o pai de Chico Mendes ganhava a vida extraindo látex das seringueiras na floresta amazônica. Aos nove anos, o garoto Francisco Alves Mendes Filho também entrou para a profissão de seringueiro: era sua única opção, já que lhe foi negada a oportunidade de estudar. Até 1970, os donos da terra nos seringais não permitiam a existência de escolas. Chico só foi aprender a ler aos 20 anos de idade.

Indignado com as condições de vida dos trabalhadores e dos moradores da região amazônica, tornou-se um líder do movimento de resistência pacífica. Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, ele organizou os trabalhadores para protegerem o ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros, ganhando apoio internacional.

Fundou o movimento sindical no Acre em 1975, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Participando ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos, montou o Conselho Nacional de Seringueiros, uma organização não-governamental criada para defender as condições de vida e trabalho das comunidades que dependem da floresta.

Chico Mendes também atuou na luta pela posse da terra contra os grandes proprietários, algo impossível de se pensar na região amazônica até os dias de hoje. Dessa forma, entrou em conflito com os donos de madeireiras, de seringais e de fazendas de gado.

Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, em 1977, e foi eleito vereador para a Câmara Municipal local, pelo MDB, único partido de oposição permitido pela ditadura militar que governava o país (1964-1985). Nessa época, Chico sofreu as primeiras ameaças de morte por parte dos fazendeiros. Ao mesmo tempo, começou a enfrentar vários problemas com seu próprio partido: o MDB não era solidário às suas lutas.

Em 1979, o vereador Chico Mendes lotou a Câmara Municipal com debates entre lideranças sindicais, populares e religiosas. Lembre-se: era tempo de ditadura militar. Foi acusado de subversão e passou por interrogatórios nada suaves. Foi torturado secretamente e como estava sozinho nessa luta, não podia denunciar o fato, ou seria morto.

Foi assim, em busca de sustentação política, que decidiu ajudar a criar o Partido dos Trabalhadores (PT), tornando-se seu dirigente no Acre. Um ano depois de ser torturado, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional, acusado de ter participado da morte de um fazendeiro na região que assassinara o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Brasiléia.

Em 1982, tornou-se presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri e foi acusado de incitar posseiros à violência, mas foi absolvido por falta de provas.

Quando liderou o Encontro Nacional dos Seringueiros, em 1985, a luta dos seringueiros começou a ganhar repercussão nacional e internacional. Sua proposta de "União dos Povos da Floresta", apresentada na ocasião, pretendia unir os interesses de índios e seringueiros em defesa da floresta amazônica. Seu projeto incluía a criação de reservas extrativistas para preservar as áreas indígenas e a floresta, e a garantia de reforma agrária para beneficiar os seringueiros.

Transformado em símbolo da luta para defender a Amazônia e os povos da floresta, Chico Mendes recebeu a visita de membros da Unep (órgão do meio ambiente ligado à "Organização das Nações Unidas), em Xapuri, em 1987. Lá, os inspetores viram a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros, tudo feito com dinheiro de projetos financiados por bancos internacionais.

Logo em seguida, o ambientalista e líder sindical foi convidado a fazer essas denúncias no Congresso norte-americano. O resultado dessa viagem a Washington foi imediato: em um mês, os financiamentos aos projetos de destruição da floresta foram suspensos. Chico foi acusado na imprensa por fazendeiros e políticos de prejudicar o "progresso do Estado do Acre".

Em contrapartida, recebeu vários prêmios e homenagens no Brasil e no mundo, como uma das pessoas de mais destaque na defesa da ecologia.

Casado com Ilzamar e pai de Sandino e Elenira, Chico realizaria alguns de seus sonhos, ao assistir à criação das primeiras reservas extrativistas no Acre. Também conseguiu a desapropriação do Seringal Cachoeira, de Darly Alves da Silva, em Xapuri. Foi quando as ameaças de morte se tornaram mais frequentes: Chico denunciou o fato às autoridades, deu nomes e pediu proteção policial. Nada conseguiu.

Pouco mais de um ano após sua ida ao Senado dos Estados Unidos, o ativista acabava de completar 44 anos quando foi assassinado na porta de sua casa. Em 1990, o fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho, Derli, foram julgados e condenados a 19 anos de prisão, pela morte de Chico Mendes.

Em dezembro de 2008, vinte anos depois de sua morte, por decisão do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 11 de fevereiro de 2009, Chico Mendes foi anistiado em todos os processos de subversão que corriam contra ele, e sua viúva Ilzamar Mendes teve direito a indenização. Na ocasião, o ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou: "Chico Mendes era um homem à frente de seu tempo, um homem que construiu um amplo processo civilizatório. Hoje, o estado está pedindo desculpas pelo que fez com ele. Chico Mendes foi importante para o Acre e para o Brasil."

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DIVERSÃO - Provavelmente você estará vivo; quando for morrer de rir.


A Cia Barbixas e seu espetáculo Improvável ( Um espetáculo provavelmente bom ) vem conquistando o publico paulistano ( estão em cartaz na cidade ) e também o Brasil inteiro através do Yotube. Esse show de humor conta com 3 comediantes fixos ( Cia Barbixas ) e mais dois comediantes convidados, que se aliam ao grupo em brincadeiras de improviso. Os temas são escolhidos pela platéia antes do começo do espetáculo e durante as brincadeiras a galera também interage dando sugestões de lugares e situações mais malucas possíveis, a galera do CQC está sempre por lá provavelmente ajudando essa trupe de malucos a serem mais malucos ainda.

Se você ainda não viu, não perca tempo e assista agora, afinal 5 milhões de acessos por mês dão indícios que os caras provavelmente são hilários!

*Cia Barbixas de Humor ( Anderson Bizzocchi ,Elidio Sanna,Daniel Nascimento )




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MÚSICA - 100 Maiores Músicas Brasileiras

A canção é o termômetro de uma nação. Nós nos sentimos bem? Estamos mal? Precisamos lutar? Então, ouça nossas canções e nos conheça. Através dos tempos, a canção popular vem redesenhando a cara do Brasil, refletindo nossas incertezas e anseios, esperando que os tempos turbulentos fossem embora e que a celebração finalmente fincasse bandeira. Estas 100 canções atestam a perenidade da nossa música. É um justo tributo a seus criadores e também a seus intérpretes. abaixo você confere as 10 primeiras posiçoes dessa lista elaborada pela revista Rollings Stones brasil

Nº 1 - "Construção" - Chico Buarque
Nº 2 - "Águas de Março" - Elis Regina & Tom Jobim
Nº 3 - "Carinhoso" - Pixinguinha
Nº 4 - "Asa Branca" - Luiz Gonzaga
Nº 5 - "Mas Que Nada"
Nº 6 - "Chega de Saudade" - João Gilberto
Nº 7 - "Panis et Circencis" - Os Mutantes
Nº 8 - "Detalhes" - Roberto Carlos
Nº 9 - "Canto de Ossanha" - Baden Powell/ Vinicius de Moraes
Nº 10 - "Alegria, Alegria" - Caetano Veloso

Fonte: Revista Rollings Stones



Construção



Águas de Março



Carinhoso



Asa Branca



Mas Que Nada



Chega de Saudade



Panis et Circencis



Detalhes



Canto de Ossanha



Alegria, Alegria

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ART RETRÔ - Basquiat - Gênialidade a flor da pele.

Basquiat foi um importante artista plástico do cenário neo-expressionista americano da década de 80.Começou sua carreira grafitando pelas ruas de Nova Iorque. Sem trabalho fixo sobrevivia das vendas de camisetas pintadas por ele mesmo, sua originalidade chamou atenção de todos que tinham contato com seu trabalho, sua originalidade e estilo chamaram a atenção de todos que tinha contato com sua obra, e principalmente ganhou atenção dos intelectuais da cidade e da mídia, que deu visibilidade para sua obra nada peculiar.

Depois de tanta notoriedade, conheceu a fama e a riqueza de forma meteórica, suas obras saíram das ruas para as maiores galerias de arte do mundo fazendo com que Basquiat conquistasse além de prestígio o direito de circular nas mais desejadas rodas que um artista de sua origem pudesse sonhar . Amigo de Andy Warhol, namorado de Madonna, Basquiat conquistava o mundo da arte, era unanimidade entre os críticos e se tornou uma figura mundialmente conhecida, porém com a mesma rapidez que subiu ao Monte Olimpo desceu ao Hades,através de um coquetel fatal, uma dose excessiva de “speedball” ( mistura de cocaína e heroína ) findou a carreira deste polêmico artista.Aprecie a arte primitiva e ao mesmo tempo contemporânea deste furacão chamado Baquiat.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DIVERSÃO - Os maiores clássicos da sessão da tarde.


“Quem nunca assistiu a um belo filme da sessão da tarde que atire o primeiro tomate”.

Bom, eu já fiz de tudo pra poder acompanhar alguns desses inesquecíveis clássicos; desde inventar uma dor de barriga no colégio até uma encenação no escritório do tipo... minha bisavó morreu! preciso ir ver minha mãe agora! O que não deixa de ser verdade, minha bisavó realmente subiu ao telhado, mais foi na década de 60... enfim uma porção de desculpas e artimanhas em prol do Green Card da alegria...ir pra casa em tempo de pegar a sessão no comecinho.

Clássicos como The Goonies, Gost Busthers, A lagoa azul, Quero ser grande, Conta Comigo, Dirty Dancing e Um tira da pesada foram apontados como os grandes clássicos do "p"lim plim vespertino , mas os cinco abaixo citados foram os mais citados e são considerados os campeões de audiência e os que mais agradaram o público nessas ultimas décadas... Por acaso você já assistiu algum desses filmes?

1° CURTINDO A VIDA ADOIDADO: Ferris Bueller ( Mathew Broderick ) é um jovem que está no último ano do colégio. Certo dia, ele sente uma vontade incontrolável de matar aulas curtindo pela cidade com sua namorada e seu melhor amigo. Em meio a tanta diversão, o diretor do colégio Ed está disposto a acabar com a festa do rapaz,será que ele consegue parar Ferris Bueller?

2° GATINHAS&GATÕES: Samantha Baker (Molly Ringwald), uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar um colega que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido e, como desgraça pouca é bobagem, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente.

3° KARATÊ KID I: É um filme que conta a história de um jovem lutador que deseja aprender êos segredos do Karatê e para isso convence um experiente mestre a lhe dar aulas, que acabam por transformar-se em lições de vida. Pat Morita ( Sr Miagi ) e Ralph Macchio ( Daniel “San” ) protagonizam esse clássico... e a trilha sonora, será que é possivel alguém no planeta nunca ter ouvido? I’m the man who will fight for your Honor”....hehehe...grande clássico

4° FEBRE DE JUVENTUDE: A história se passa no ano de 1962 onde jovens fanáticos pelos Beatles se reúnem para assistir a primeira apresentação da banda nos Estados Unidos no lendário Show de Ed Sullivan. A histeria e loucura dessa galera pelos Beatles retrata aquela geração.

5°UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK: Um príncipe africano decide viajar até Nova York a fim de encontrar uma noiva com quem se casar. Porém, as diferenças entre as culturas norte-americana e do seu país logo o colocam nas mais diversas confusões.

Wellington Melo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ATITUDE - Gênios Analfabetos

Tecnicamente podemos considerar analfabeto, o cidadão que chega a fase adulta sem ter freqüentado a escola por pelo menos 4 anos. Seria possível com tão pouca vivência escolar, um individuo ser capaz de produzir obras artísticas dignas de apreciação acadêmica e intelectual?

A resposta é: SIM... Conheça exemplos de brasileiros que se destacaram na literatura, música e artes plásticas sem precisar ter conquistado nenhum diploma.

Antonio Gonçalves da Silva, mas conhecido como Patativa do Assaré, nasceu e morreu em Assaré, cidade cearense que daria origem ao seu apelido (05/03/1909 á 08/07/2002 – 93 anos) freqüentou a escola por alguns meses apenas, ficou cego de um olho ainda jovem, devido a uma doença e se dedicou ao trabalho rural logo após perder seu pai aos 9 anos.


Começou se destacar no cenário da música regional fazendo repentes em festas e ocasiões especiais, por volta de seus 20 anos de idade começa a responder pelo pseudônimo de Patativa, pois seu canto era comparado ao belo canto dessa ave, sua obra é reverenciada e sua poesia é presença garantida em qualquer evento que retrate a vida sertaneja e a riqueza do Nordeste.


“Não tenho sabença,

pois nunca estudei,

apenas eu sei

o meu nome assiná.

Meu pai, coitadinho,

vivia sem cobre

e o fio do pobre

não pode estudá”

Á exemplo de Patativa, José Francisco Borges começou a trabalhar na roça muito cedo, e também passou poucos meses na escola, meses suficientes para transformar J. Borges (20/12/1935), um pernambucano de Bezerros (90 km de Recife) numa referência mundial na arte de cordéis, livros que ilustram o cotidiano sertanejo de forma lúdica e divertida, além de criar as histórias J. Borges utilizava a xilogravura como forma de ilustração, dando uma identidade incomparável a sua obra que é considerada e aclamada como elemento da pop art mundial.

Esse dispensa apresentação, Luiz “Lua” Gonzaga cidadão nascido em Exu, Pernambuco (13/12/1912 á 02/08/1998) foi considerado o rei do baião é indiscutivelmente o ícone máximo da cultura e música nordestina, embora Lua fosse um cidadão itinerante, também não teve oportunidade de freqüentar a escola, mas isso não impediu que seu talento e carisma falassem mais alto e o torna-se um astro da música brasileira popularizando o xote, baião e o forró como ritmos universais.


ASA BRANCA

Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EXPRESSÃO: O respeitável comediante, Woody Allen.

Woody Allen. Foto: reprodução

"Não sou, e nunca fui, um diretor de Hollywood, sou um diretor de Nova York",

“As pessoas boas dormem muito melhor à noite do que as pessoas más. Claro, durante o dia as pessoas más se divertem muito mais.”

“Eu era muito jovem para ter carro, então transava no banco de trás de minha bicicleta”

“Não despreze a masturbação, é fazer amor com a pessoa que você mais ama!”

“Não é que tenho medo de morrer.É que eu não quero estar lá na hora que isso acontecer.”

“Não quero atingir a imortalidade com meu trabalho e sim não morrendo”

“Quando eu era pequeno, meus pais descobriram que eu tinha tendências masoquistas. Aí passaram a me bater todo dia, para ver se eu parava com aquilo”

“O homem explora o homem e por vezes é o contrário “

“Eu caminhava pela floresta pensando em Cristo. Se ele era carpinteiro, quanto será que cobrava pelas prateleiras “

“O mundo divide-se por pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas tem um sono tranqüilo. As pessoas más se divertem muito mais.”

“A liberdade é o oxigênio da alma”

“O político de carreira é aquele que faz de cada solução um problema”

“É muito difícil fazer seu coração e sua cabeça trabalharem juntos. No meu caso, eles não são nem amigos”

“Quer fazer Deus rir? Então conte seus planos a ele”

“Noventa por cento do sucesso se baseia em simplesmente insistir”

“A realidade é dura, mais ainda é o único lugar que se pode comer um bom bife”

“Tenho vontade de voltar pro útero, qualquer útero “

“Meu segundo órgão favorito é o cérebro “



Woody Allen - Foto:reprodução Woody Allen - Foto:reprodução Woody Allen - Foto:reprodução

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ART RETRÔ - Brinquedos Lego, agora em cartazes de filme

Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.

O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes.

Os produtos LEGO encontram-se hoje em massa nos grandes institutos de educação nos países desenvolvidos, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade, onde linhas tecnológicas como a LEGO Technic e a LEGO Mindstorms permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica.

Recentemente o site Movies Oddity publicou uma galleria bem divertida: cartazes de filmes em versão lego. Veja a Galeria completa!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tudo não passava de uma brincadeira...

O INÍCIO

Tudo começou numa brincadeira despretensiosa ( idealizada por Chico Cantão ); um grupo de amigos apaixonados por boa música e diversão com conteúdo decidiram se reunir num pequeno bar no coração do bairro da Lapa, fora do circuito das baladas e dos boêmios, criando um oásis musical que hoje é uma grande opção de lazer e entretenimento da cidade.

Elementos nostálgicos compõem o visual deste ambiente, que vão de capas antológicas de discos de vinil á miniaturas dos Star Wars na parede. Tudo isso acompanhado de um ótimo cardápio, cerveja sempre estupidamente gelada e PASMEM... Preço justo e sem aquelas taxas e entradas abusivas.

MAMBEMBE

O espaço é aberto para a liberdade de expressão; se você quiser cantar, recitar poesias ou fazer qualquer outra atividade artística... Você pode! (só não vale ficar nu no palco e nem fumar no recinto), os músicos cativos incentivam esse momento tornando o clima ainda mais receptivo e democrático.

A atmosfera se torna tão especial que nos faz relembrar velhas histórias da música brasileira, como o Solar da Fossa ou o Clube da Esquina, reuniões de amigos artistas que serviram de celeiro para a elite da MPB.

Um trio afinado rege a noite, Fernando (violão e voz) revisa clássicos de Chico e Caetano de forma intimista e swingada, dando uma nova roupagem as músicas, Romero no contrabaixo mostra muito talento dando uma levada jazzística ao trio, e pra fechar a tríade de forma quase mutante, Marília “Francesinha” com muito charme faz do seu pandeiro a chave de ouro desta salada musical, fazendo aquela velha marcação de samba canção, misturada a um MPB renovado e ousado (diferente do que vemos nos barzinhos por aí).

Após momentos de êxtase e depois de algumas ‘’ampolas de cevada’’ (eu estava de carona esta noite...) acreditei que nada mais poderia me surpreender, quando sobe ao palco Marcelo (Voz e violão) e Luiz (contrabaixo) cantando Beatles, levando os privilegiados presentes ao delírio com hits nostálgicos, como Eleanor Rigby e Michelle e clássicos como Let Be e Come Together, realmente os meninos da Lapa cantando os meninos de Liverpool , convenceram!

Só gente bonita e inteligente, boa música e um serviço excelente, fazem do Bar Mambembe um novo ponto de encontro da juventude de Sampa, esse bar merece o carimbo RUTHZ de qualidade!

CONFIRA DE PERTO ESSA NOVIDADE!
Bar Mambembe – (Amaury) - Rua Albion, 312 – Lapa – AOS SÁBADOS APÓS AS 20 HS.

Por Wellington Melo









20 ANOS SEM O MÚSICA - MALUCO BELEZA E O JARGÃO CONTINUA ... TOCA RAUL!

reprodução

Parece que foi ontem, mas não foi; Raulzito nos deixou há exatos 20 anos .

Raul Rock Seixas nos deixou um verdadeiro legado, sua obra e seu estilo único ultrapassam gerações e como vovó já dizia...

Muito pode ser falado sobre esse ícone da cultura pop , mas nós da equipe Ruthz decidimos deixar as imagens falarem por si só. Essa é a nossa homenagem ao bom baiano Raul Seixas.
Confira galeria de fotos.


reprodução reprodução reprodução

reprodução reprodução reprodução

reprodução reprodução reprodução