quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ART RETRÔ - Pop Art por Andy Warhol


A POP ART surgiu em meados dos anos 60 na Inglaterra, alguns artistas da época formaram um grupo que foi batizado como “Independent Group”, esse grupo visava difundir a arte criando novas possibilidades de expressão e técnicas que tornavam o erudito da arte mais popular e massificado, seguindo as teoria cunhadas por Adorno e Hokheimer, que na década de 20 começaram estudos que avaliavam a utilização de signos, linguagens e ações que caracterizavam a “Industria Cultural” uma cultura voltada aos preceitos capitalistas.

Seu maior precursor foi Andy Warhol, um norte-americano de origem eslovaca, que tinha obsessão pela fama.

Artista plástico e designer Andy Warhol ganhou reconhecimento e prestígio pelos seu trabalhos gráficos como ilustrador de diversas revistas conceituadas no mundo da moda como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, além de criar a identidade visual de campanhas publicitárias da época.

Ambicioso, Andy aprimorou a idéia dos ingleses criando obras a partir de mitos, imortalizando celebridades e ícones populares com uma técnica de pintura saturada e muito colorida criando através da serigrafia a possibilidade de produzir arte em grande quantidade e de forma mecânica, o que o tornou rico e conhecido em todo mundo.

As influências desse estilo são utilizadas até hoje, pois tem uma comunicação visual muito jovem e embora as tendências estéticas sejam mutantes, Warhol conseguiu imortalizar a POP ART escrevendo pra sempre o seu nome na galeria da fama.




Um comentário:

  1. esqueceram de citar q warhol era um tremendo pederasta e q por pouco não lvo uma surra do jim morrison,,,naquela famosa sessao e fotos q jim aprece de braços abertos,,,a capa de um dos discos do the doors

    ResponderExcluir