quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MÚSICA - AZUCAR! De Havana para o mundo!

Até o final do século XIX a música cubana não tinha identidade definida e sua base começou ser construída a partir das influências espanholas ( durante a colonização ) e africanas ( pelos negros escravizados ). Antes da invasão dos espanhóis e migração dos africanos o som que era ouvido em terras cubanas eram os primitivos instrumentos indígenas, Taínos e Siboneyes eram os nativos que desenvolveram tambores, conchas, maracas e outros instrumentos.

Como aconteceu no Brasil, os africanos foram escravizados e levados para Cuba para desenvolver os trabalhos forçados de colonização e exploração que os índios se negaram a fazer e por isso foram dizimados.

Em seus dias de folga os escravos se reuniam, cantavam e dançavam, como forma de extravasar seus infortúnios, pois foram brutalmente arrancados de seu reino para servir de lacaios em uma terra distante, longe de suas crenças, tradições e principalmente longe de sua liberdade.

Os africanos faziam seus cultos religiosos de forma dissimulada, adotando nome de santos católicos ao invés de seus deuses, adaptando suas cerimônias para não desagradar ao clero ( Xangô - Deus dos Tambores- era reverenciado como Santa Bárbara: Iemanjá – Rainha do Mar como Virgen de La Regla ; Babalu Ayé , como São Lázaro, etc..)

Esses eventos deram origem a Santeriaprincipal precursora da música afro-cubana; tempos depois com outras migrações a música cubana ganhou outros elementos que enriqueceriam e fortaleceram sua identidade musical, como os tambores VODU trazidos pelos haitianos por exemplo.

Com o passar dos séculos a musica cubana ganhou força e hoje é um ritmo muito cultuado em todo mundo, infelizmente o Brasil não divulga muito este ritmo rico em metais ( sax, trompete, etc...) e percussão ( tambores, atabaques ) uma fusão musical que deu certo, pois seu ritmo é extremamente sensual e muito convidativo a bailar. Em São Paulo existe algumas boas casas temáticas como Azucar e Rei Castro. Não perca tempo conheça esse swing e aprimore seu cardápio musical.

Dica ruthz: Escute Célia Cruz, Orishas e Buena Vista Social Club

Um comentário:

  1. A música cubana nasce da mixagem de ritmos dos colonizadores espanhóis e dos escravos negros da África. É uma dessas situações em que um episódio infeliz (e até meio que criminoso, não é mesmo?) acaba tendo repercussões laterais bem positivas. A música é obviamente exemplo máximo dessa realidade. Da salsa à rumba, como você refere e bem, há no país uma variedade imensa de músicos, bandas e de músicas. Buena Vista Social Club, que começou por ser um clube, é um casos mais sonantes, ainda que praticamente todos os membros da formação tenham já desaparecido... Fica a música, sempre! E essa você pode escutar em uma rádio que eu escuto a toda a hora. Vai a http://cotonete.clix.pt/ e encontra tudo lá!

    ResponderExcluir