quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ATITUDE - Betinho, Isso sim é ATITUDE!

Herbert José de Souza, o Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935, em Minas Gerais, terceiro de uma série de oito irmãos, completou, em 1962, os cursos de Sociologia e Política e de Administração Pública na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerais. Líder nos grupos de jovens católico já pleiteava mudanças no cenário social, desde então Betinho se entregou de corpo e alma a todos os ideais de justiça e igualdade social que pudessem contribuir participando de vários movimentos a favor desses propósitos.

Foi exilado no começo da década de 70 pela ditadura militar, morou no Chile de onde conseguiu escapar do sangrento golpe militar do General Augusto Pinochet, indo para o Panamá e depois para Canadá e México sempre exercendo importante papel na luta pelo equilíbrio da sociedade, através de seu intelecto e experiência.

Em seu retorno ao Brasil Betinho continua incansável por suas nobres causas porém a natureza não foi benevolente com este cidadão . Hemofílico, contraiu a aids em uma das inúmeras transfusões de sangue a que era obrigado a se submeter. Por essa mesma condição genética, em 1988, em um intervalo de três meses, Betinho perdeu dois irmãos: o cartunista Henfil, aos 43 anos, famoso pelo uso hábil e criativo do humorismo na crítica à ditadura militar, mesmos nos seus piores momentos de repressão à livre expressão política; e o músico Chico Mário, com apenas 39 anos. Mesmo abalado por estes acontecimentos, Betinho nunca abandonou a militância política, sempre presente em cada evento que levantasse a bandeira do humanismo.

No dia 05 de julho de 1997, Betinho foi internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, no Rio, vítima de uma infecção oral. Vinte dias depois pediu para voltar para casa. Morreu aos 61 anos, em 9 de agosto do mesmo ano, em sua casa no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, com 61 anos de idade, vítima da hepatite C. Em 11 de agosto, o corpo do sociólogo foi cremado. A seu pedido, as cinzas foram espelhadas em seu sítio em Itatiaia.

Betinho é, sem dúvida, o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta e corrompida pelo capitalismo . Das diversas lutas que este nobre cidadão se pôs a em frente de batalha estão incluídos o fim de desemprego, a justa divisão de terras, melhores condições e o fim do preconceito aos portadores de H.I.V, porém a iniciativa da campanha contra fome que teve uma repercussão abrangente e melhorou as condições de milhares de brasileiros.

BETINHO É O PAI DA CAMPANHA FOME ZERO!

No ano de 1994, lançou a Campanha "Natal sem Fome", que arrecadou, no primeiro ano, 600 toneladas de alimentos!!
Por tudo que representou Betinho, pensamos nessa homenagem para que o povo Brasileiro conheça esse sociólogo, militante e símbolo integridade, altruísmo e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário