quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EXPRESSÃO - A linha tênue que dividiu a fragilidade humana da genialidade artística.

O MITO

Michael Joseph Jackson nasceu em Gary, pequena cidade do estado de Indiana (EUA) em 29 de agosto de 1958, aos 11 anos se mudou para Los Angeles dando inicio a sua carreira profissional juntamente com seus irmãos Jermaine, Marlon, Tito, Jackie formando o quinteto mais famoso de todos os tempos,The Jackson Five, Mike não era o mais experiente dos irmãos, mas seu talento fez com que ele fosse o ponto de equilíbrio e a cadência do grupo que viria a ser coadjuvante de um fenômeno.

Na infância e adolescência sua voz doce e extremamente afinada enlouquecia multidões com s baladas e hits disco, seu carisma e leveza no palco o tornaram um show man precoce capaz de encantar todo tipo de platéia. Hits como ABC, I’II Be There, I Want You Back foram apenas algumas das pérolas extraídas da era Jackson 5, que viria ao fim no começo da década de 80 quando Michael seguiu em carreira solo.

Ousado, flutuante, visionário e maduro este era o mito em sua nova fase, sem perder o timbre angelical e carisma de criança; agora adulto ganhara mais potência vocal alcançando notas atrozes e rasgadas. Como bailarino incitou o mundo a andar na lua com seu maravilhoso passo moonwalk, revolucionou a forma de fazer vídeo clipes com seu mais expressivo vídeo,Trhiller, que de tão inovador e envolvente catapultou a venda do álbum do mesmo nome, cravando a incrível marca de 106 milhões de álbuns vendidos o maior recorde registrado até hoje.

Recordes de venda, público e afins essa foi a rotina do artista mais completo e impecável de todos os tempos, sua busca pela perfeição e superação de suas próprias conquistas fizeram de MJ o artista mais fabuloso e amado da história, porém até agora só falei do mito e convido você querido leitor a conhecer a outra face do gênio e tirar sua própria conclusão sobre a real importância de Michael Jackson para o mundo.

O HOMEM

Um pai autoritário e implacável, que impunha sua autoridade na base da violência e pressão psicológica pode ter sido o motivo em que fez o homem ser tão diferente do mito.

Um ser humano fragilizado e traumatizado, com valores confusos e hábitos bizarros... esse era o outro Mike, diferente do visionário e sagaz empresário, diferente do cantor completo que parecia ter sido batizado pelo próprio Orpheu .

Michael mudou de rosto, mudou de cor, se enfiou em brigas judiciais, torrou dinheiro, se envolveu em escândalos sexuais sendo acusado de pedofilia, andava com um chimpanzé a tira colo dizendo que ele era seu melhor amigo, teve sua sexualidade contestada, se casou com a filha do rei do rock ( Elvis Presley ) e mais uma vez teve sua relação colocada em xeque quanto sua veracidade, este foi o homem que de uma linda criança negra depois de tantas mutações mais parecia um boneco feito de marshmallow devido sua cor fora dos padrões humanos, sua feição depois de tantas cirurgias também era mais apropriada a um freak show ( show de horrores ) do que propriamente um homem comum; Michael nunca foi comum mas sua excentricidade era fora do normal e o tornou tão polêmico e bizarro quanto esplêndido e mágico, o que era dançando e cantando.

Seu lado altruísta fez com que homem e mito que caminhavam em via paralelas se encontrassem, pois sua compaixão e preocupação com as dores das crianças e jovens no mundo ajudaram o astro a escrever mais uma página no Guiness Book,como o artista que mais doou dinheiro para causas sociais, foram milhões de dólares em prol do bem estar de crianças que careciam da preocupação e suporte dos governos mundiais. A ação mais famosa e marcante foi o lançamento do álbum We are the World, que contava com o apoio de 43 superstars da industria fonográfica americana, nomes como Stevie Wonder, Ray Charles, Bob Dylan e Cyndi Lauper estavam incluídos nessa mega atitude de bondade e amor ao próximo, a letra da música foi escrita pelo próprio Michael.

Sua vida conturbada e polêmica, cheia de rumores hediondos não foram capazes de destruir sua imagem, pois seu lado mítico foi capaz de superar isso tudo, o mundo nunca deixou de amá-lo, pois ele levou vida e luz na ao mundo enquanto em seu mundo particular só encontrou dor tristeza e solidão. Talvez Michael só fosse feliz em seu estado de estrela, enquanto viaja em sua própria Never Land.

O FIM?

Seria uma volta triunfante, após 10 anos de reclusão, uma série de 50 shows marcaria seu retorno aos palcos, em apenas 5 horas os ingressos do primeiro show em Londres foram esgotados, um figurino pra lá de brilhante era esperado ( uma roupa com 300 mil cristais Swarovisk ) tudo anunciara que Michael ressurgiria como uma fênix, que de suas próprias cinzas tinha o poder de renascer por seu instinto de superação e magnitude. Porém no fim da tarde de 25 de agosto de 2.009 o mundo se calou com a notícia mais chocante do que todas as outras que envolvia seu nome, Mike dizia adeus em silêncio sem poder encerrar sua passagem no planeta Terra do jeito que te fazia feliz, surpreendendo e encantando multidões, no fim da tarde de 25 de junho é anunciada a morte do rei do pop.

Michael deixará saudades mas nunca morrerá; da mesma forma que Sinatra, Lennon e Elvis não morreram, pois permanecem vivos no coração de seus fã que se renovam e nos anais da história que registraram todos os momentos desse grande astro. Quem tem mais de 25 anos vai lembrar do desenho animado do grupo que passava na extinta TV manchete substituição uma obra dinâmica e divertida com direito a psicodelismo, hits de sucesso e dois ratinhos chamados Ray e Charles que faziam companhia a uma cobra azul chamada Rosie, thriller causava pânico nas crianças da época, que mesmo apavorados com aqueles horrendos zumbis não se rendiam ao swing e perfeição da coreografia e do som e sempre abriam aquela fresta de dedos entre os olhos e a mão que tampa a visão, cada década que veio após MJ terá uma lembrança, as minhas são as melhores possíveis pois sempre fui seu fã, como outros, como milhares.

O intuito de escrever essa matéria é pura e simples, tentar prestar uma homenagem aquele que por décadas nos trouxe alegria, diversão e esperança para todos os povos, adeus Michael espero que onde você esteja agora, tenha um palco, um microfone e um figurino surpreendente para conquistar sua nova legião de fãs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário