quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ATITUDE - A vida de guerra de um soldado da paz.


Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) este cidadão símboliza o mais genúino desejo de igualdade, liberdade e paz, que o mundo já teve o previlégio de conhecer. Neste último mês completou 91 anos de vida, uma vida marcada por lutas que pareciam inglórias, mas o condecoraram como um dos maiores martíres da justiça de todo o mundo.

Mandela foi advogado, e começou sua militância na época em que era estudante, junto com alguns companheiros fundou uma liga jovem que atuava dentro do partido que se opunha segregação racial no país, tendo o compromisso de lutar pela liberdade sem o uso de nenhum tipo de violência .

O MASSACRE DE SHARPEVILLE

Sharpeville, 21 de Março de 1960, cinco mil manifestantes protestam pacificamente contra a lei do passe, uma iniciativa do governo que obrigava os negros a andarem com uma caderneta que indicava aonde esse cidadão pretendia ir, a lei mais arbitrária e preconceituosa que poderia ser inventada. A população reenvindicava o direito de ir e vir, já que todos os outros direitos sociais e políticos já haviam sido usurpados pelo governo e a minoria branca que dominava o país. A polícia para conter o tumulto e abafar a marcha atacou a multidão com rajadas de metralhadoras o que acabou causando a morte de 69 pessoas, ferindo mais de 180, nesse dia em diante Mandela mudou sua idéia sobre uma batalha sem sangue, e aderiu a novas formas de guerrilha que incluia violência e armas de fogo.

A GLÓRIA DE UMA NAÇÃO

Devido sua forte influência e militância contra o fim do apartheid ( segregação racial ) foi condenadado e preso em acusado de diversos crimes que incluiam, terrorrismo e espionagem internacional ficando em clausura por 27 anos, de onde saiu em 1990 para se tornar presidente de seu país, prêmio nobel da paz e indiscutivelmente umas das principais personalidades do século 19 e 20. Em 2010 teremos na África do Sul a copa do mundo de futebol, todos os holofotes estarão voltados para lá devido a magnitude do evento, vamos aproveitar a ocasião para revenciar Mandela que é negro como o nosso rei Pelé e que simboliza a beleza desta raça que é pura e faz o colorido da Terra muito mais bonito. Vamos ouvir e reverenciar os sons da África a nação que venceu o cancêr do preconceito Viva Mandela!!!

2 comentários:

  1. Vejo sempre falar de Nelson Mandela no Fantastico, mais nunca fui atras para saber sobre ele, isso realmente é fantastico, esse cara fez a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Muito bom!

    Falou!

    W. Borges
    O Ilustrador
    www.wborges.com/blog

    ResponderExcluir