quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MÚSICA - O POETA DO MORRO

Junto com seu amigo e parceiro Carlos Cachaça, Cartola foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira da Mangueira, esse carioca começou a vida boêmia aos 15 anos, depois que sua mãe faleceu. Nessa época ele já tocava cavaquinho, instrumento que seu pai o ensinou a tocar.

Trabalhando como pedreiro, usava sempre um chapéu côco pra se proteger do sol e do cimento que caia em sua cabeça, por esse motivo recebeu o apelido de Cartola.

Foi ele que escolheu o nome da escola de samba mais famosa e cultuada do Brasil, além de suas emblemáticas cores verde e rosa, desde essa época o cidadão Angenor de Oliveira já começava a contribuir com a música e a cultura brasileira.

Começou sua carreira profissional como compositor, compondo canções para artistas consagrados da época como Francisco Alves e Carmem Miranda. Um dos precursores do samba, Cartola é um artista de extrema sensibilidade musical, com seu timbre suave e extremamente emocionante devido a sensibilidade e interpretação única, Cartola coloca muita sentimentalidade em cada canção e acompanhado por um primoroso conjunto de cordas faz de suas canções verdadeiras obras primas .

Embora fosse um reconhecido compositor, com trabalhos atrelados aos principais músicos de sua época, Cartola teve uma vida muito simples, sem gozar de luxo e riqueza, passou a maior parte de sua vida numa casa verde e rosa no alto do morro da Mangueira, e só viria a gravar seu próprio disco em 1.974 já com 66 anos de idade.

Cartola e sua esposa Dona Zica protagonizaram uma das mais belas histórias de amor e cumplicidade que conhecemos. Essa parceria só chegou ao fim com a morte do cantor em 1980.

Cartola é mais um dos protagonistas da boa música popular do Brasil; sendo considerado por muitos o maior sambista de todos os tempos, seu estilo influenciou e ainda inspira músicos de todos os estilos (Ney Matogrosso, Cazuza e Marisa Monte são alguns exemplos ), pois sua música tem vida, sentimento e simplicidade e é a cara do povo brasileiro.

ZICARTOLA

Cartola e Zica em 1.964 abriram um restaurante na Rua da Carioca, que era o ponto de encontra de boêmios e sambistas, além dos “bambas” do morro Zicartola, recebia jovens compositores da geração pós bossa nova ( alertados por Nara Leão que cantara um samba de Cartola e Elton Medeiros em seu show “Opinião”).
Além de boêmia e boa música, tinha uma excelente cozinha administrada por Zica, os elementos que tornaram o bar um sucesso e a moda da época, sendo uma conexão entre o morro e o asfalto.

Mais do que uma simples poesia... conheça uma das mais marcantes e cultuadas do mestre.

O Mundo é um moinho

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.

Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário